« Home | Série Clássicas - Ruth "Sanduíche-íche-íche" Lemos » | Série Retrospectiva 2006 - Fernando Vanucci na Copa » | Série Retrospectiva 2006 - Jeremias Muito Louco » | Série Vadiagem - Blog do Chewbacca » | Série Vadiagem - The Monster Engine » | Série Toscarias - Programa Gilberto Barros (Carol) » | Série Propagandas - MTV ¿Como nascí yo? » | Série Vadiagem - Ache as empresas. » | Série Propagandas - Avista Language School » | Série Vídeos Classe! - Don't be that guy (Cellphone) »

Série Séria - Bloqueio do YouTube

Na volta do recesso, me surpreendo com essa notícia.

YOUTUBE ESTÁ BLOQUEADO PARA 5 MILHÕES DE INTERNAUTAS NO BRASIL
Justiça aceita pedido de Cicarelli para tirar página do ar.
Desembargador diz que ordenou somente bloqueio de vídeo.
Do G1, em São Paulo

Processo de Cicarelli bloqueou YouTube para brasileiros; internautas protestam contra modelo

As empresas de telecomunicações Brasil Telecom e Telefônica confirmaram ter iniciado -- nesta sexta (05) e segunda-feira (08), respectivamente -- o bloqueio do acesso de internautas brasileiros ao site de vídeos YouTube, com servidores nos Estados Unidos. Os clientes da Telefônica ainda conseguiam navegar pela página no início da noite, mas a companhia informou que ainda nesta segunda-feira o acesso será negado.

A filtragem que deverá ser realizada por cinco empresas de telecom está ligada a um processo da modelo e apresentadora Daniella Cicarelli -- ela quer proibir a veiculação de cenas picantes entre ela e seu namorado, Renato Malzoni Filho. Os dois foram flagrados no ano passado em uma praia de Cádiz, na Espanha, e as imagens ganharam popularidade na internet.

Eu me pergunto: pode um casal (adultos e conscientes de que praia é um local público) bloquear um site para um país inteiro?

Lembram do "Star Wars Kid"? Pena que ele não era rico, né? Porque ele poderia ter fechado todos os milhares de sites que divulgaram o vídeo... e convenhamos que deve ter feito um estrago muito maior, psicologicamente falando, a divulgação dele imitando Star Wars do que o vídeo da Cicarelli.....

Procurado pelo G1, a assessoria de imprensa do Google -- empresa que comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão -- não quis se manifestar sobre o caso.

Somente a filtragem da Brasil Telecom afeta diretamente pelo menos 5 milhões de pessoas que utilizam os três provedores da companhia -- IG, iBest e BrTurbo. Os filtros eletrônicos solicitados pela Justiça serão instalados pelas companhias que recebem dados enviados do exterior para o Brasil (as operadoras de backbones).

A Embratel afirmou que está analisando tecnicamente o teor da decisão judicial, para viabilizar seu cumprimento. A Telecom Itália recebeu a notificação e indicou a LANautilus, empresa de seu grupo com escritório no Rio de Janeiro, para falar sobre o caso. O G1 entrou em contato com a companhia, mas não encontrou ninguém para comentar o assunto. Já a assessoria de imprensa da Global Crossing, baseada em Nova York, afirmou que vai se pronunciar mais tarde.

Controvérsia
Na semana passada, o desembargador Ênio Santarelli Zuliani, da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ordenou a instalação de filtros eletrônicos para evitar que os brasileiros pudessem ter acesso às imagens divulgadas no YouTube, serviço on-line que exibe vídeos postados pelos próprios internautas. Por meio de sua assessoria de imprensa, Zuliani reiterou pelo menos quatro vezes ao G1 que a filtragem refere-se somente ao vídeo, e não a todo o site.

Sugestão: em vez de tirar o You Tube do ar, que tal tirarmos a Cicarelli do ar? MTV, nos ouça, por favor!!!!!!

Uma fonte do Tribunal de Justiça ligada ao caso reforçou ao G1 que a intenção da decisão é restrita à retirada das imagens da apresentadora de TV do ar. Esse também é o entendimento da empresa Embratel, que estuda maneiras de bloquear apenas o arquivo com as imagens de Cicarelli.

Essas afirmações causam controvérsia, pois advogados consultados pelo G1 entenderam que ela refere-se a todo o site, assim como afirma a ordem judicial. “O que vale é o que está no processo e, no meu entendimento, essa decisão refere-se ao bloqueio de toda a página”, afirmou o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito na internet.

Jóia, einh? Viva a Cicarelli, que bloqueou o YouTube! Ou viva o advogado aí de baixo! Vamos contratá-lo!

O bloqueio do site também é o que entende o advogado Rubens Decoussau Tilkian, representante dos interesses do casal. Em entrevista ao G1, ele garantiu que os filtros impediriam o acesso a todo o conteúdo da página, e não apenas o vídeo em que sua cliente aparece com o namorado.

CADÊ A REVOLTA DOS BLOGUEIROS? CADÊ OS INTERNAUTAS? CADÊ OS SERVIDORES PÚBLICOS DESOCUPADOS, PELOAMORDEDEUS!!!

Agora, falando sério, mais um absurdo na "regulamentação" da internet brasileira... espero que essa decisão seja revista, e logo.

Enquanto isso, vamos tocando esse blog sem YouTube!

E, só pra sacanear....





Marcadores: ,